Silvia Rêgo: Membro e Embaixadora Planetária, Terapeuta Holística, Naturopata, Ufologa, Astronoma Técnica e Consultora Espiritual.
A ALQUIMIA
A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião.
Existem três objectivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida eterna àqueles que o ingerissem. Ambos estes objectivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objectivo era criar vida humana artificial, os homunculus.
É reconhecido que, apesar de não ter carácter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.
Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Imortalidade e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser considerados substâncias reais. Há pesquisadores que identificam o Elixir da Imortalidade como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Yoga.
Muito do trabalho alquímico relacionado com os metais era apenas uma metáfora para um trabalho espiritual.
Para o alquimista, o universo todo tendia a um estado de perfeição.
Como, tradicionalmente, o ouro era considerado o metal mais nobre, ele representava esta perfeição. Assim, a transmutação dos metais inferiores em ouro representa o desejo do alquimista de auxiliar a natureza em sua obra, levando-a a um estado de maior perfeição.
A alquimia vem se desenvolvendo nos tempos modernos.
Portanto, a alquimia é uma arte filosófica, que busca ver o universo de uma outra forma, encontrando nele seu aspecto espiritual e superior.
A alquimia é a arte de manipular a vida (e a consciência na matéria) para ajudá-la a evoluir, ou para resolver problemas de desarmonias internas.- Jean Dubuis
A operação alquímica consistia essencialmente em separar a prima matéria, chamada de chaos, em um princípio activo, a alma, e um princípio passivo, o corpo, que eram então reunificados de forma personificada na conjunto ou "bodas químicas"... a coabitação ritual de Sol e Lua.- C. G. Jung, Mysterium Coniunctionis
A alquimia simboliza tudo o que o homem pode aspirar a atingir espiritualmente em seu presente estado. As promessas do ouro, da longevidade e da saúde são todas símbolos da regeneração interior. Remetem à Idade do Ouro da tradição indo-europeia, presente tanto nos escritos platónicos quanto na tradição da Índia Antiga. A alquimia é o grande símbolo do caminho iniciático, caminho solitário e penoso, cheio de impasses, mas que é o único caminho a seguir para que possamos voltar à Casa.
Siga Este blog e faça parte da "Irmandade Estrela Solar"
*NAMASTÊ*